quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Volta às aulas: atenção ao peso da mochila escolar



Fisioterapeutas alertam que o excesso de peso na mochila de crianças e jovens pode desencadear desde sérios problemas nos ombros e na coluna até problemas de má formação, já que os pequenos estão em de fase crescimento.



     Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna. As crianças e os adolescentes estão se tornando vítimas cada vez mais comuns destes problemas, sendo o excesso de peso das mochilas escolares suas principais causas. Para a Academia Americana de Pediatria as mochilas são as grandes vilãs em 60% dos casos de meninos e meninas com problemas nas costas e nos ombros. Este acessório indispensável na vida escolar dos estudantes, quando usado de maneira incorreta, pode trazer prejuízos a pequeno, médio e longo prazo. 
     Em virtude do grande número de adultos acometidos de doenças da coluna, os pesquisadores atentaram para o fato de que as possíveis causas de tais acometimentos apresentavam relação com a infância e adolescência (FERNANDES apud COTTALORDA et al, 2004).

    É importante que os pais fiquem atentos ao verificar o peso da mochila de seus filhos. O Ministério da Saúde recomenda que o peso da mochila escolar não ultrapasse 10% do peso da criança, ou seja, se ela pesa 30 quilos, não pode transportar mais de 3 quilos de material em sua mochila.

     Para a doutora Jacqueline Bertagna do Nascimento, coordenadora do Serviço de Fisioterapia e Reabilitação Postural do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “é importante entender a coluna como a viga mestra de uma delicada edificação – neste caso o corpo humano -, sustentando e promovendo o equilíbrio das vértebras, dos discos intervertebrais (os quais funcionam como amortecedores deste sistema), além de músculos e ligamentos”.

     A especialista ressalta que “todas estas estruturas podem ser diretamente afetadas pelo excesso de força exercida pelo peso exagerado das mochilas, que acaba empurrando o corpo para trás e, para compensar, automaticamente, os estudantes projetam os ombros para frente, comprometendo a coluna, o quadril e mesmo os ombros”.

    Como as crianças estão em fase de crescimento é imprescindível os cuidados com sua coluna vertebral. “Se o peso da mochila não for compatível com o peso da criança os problemas de postura, como escoliose e a hipercifose, podem trazer sérios danos funcionais e estéticos para o resto da vida”, afirma doutora Jacqueline.

    Além disso a fisioterapeuta afirma que, “se pais, professores e principalmente alunos forem conscientizados quanto ao uso correto das mochilas e quanto à manutenção de posturas ideais enquanto permanecem estudando nas salas de aulas, menores serão as chances de ocorrerem as alterações na coluna e mesmo as dores recorrentes.”


    Entre os problemas mais comuns causados pelo peso excessivo das mochilas escolares estão a hipercifose, a hiperlordose lombar e a escoliose. 
     Fisiologicamente a coluna vertebral possui curvaturas e uma delas é a cifose, localizada na região torácica. O aumento anormal desta curvatura, como é mostrado na figura abaixo, dá origem a hipercifose. 


O indivíduo afetado pela hipercifose é popularmente chamado de " corcunda ".




Já a hiperlordose é caracterizada pela acentuação da concavidade lombar, como é mostrado na figura.
    





A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C".



    Além dos prejuízos posturais, a autoestima do estudante também é afetada, seu corpo ganha uma nova postura e ele sente-se diferente do restante de seu grupo.




      A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia reconhece a importância que a mochila tem na saúde da criança e do estudante e, anualmente, promove campanhas educativas com orientações sobre as melhores opções de mochila. Além disso, é fundamental que os pais conheçam também orientações sobre a melhor maneira de usar a mochila e de organizar o material dentro dela. Veja abaixo o que você pode fazer para diminuir os danos causados pelas mochilas escolares na coluna do seu filho.


1 - Ao comprar a mochila, dê preferência por aquela com poucos compartimentos, isso evitará que o aluno carregue coisas desnecessárias;


2 - Organize a mochila de modo que os materiais mais pesados fiquem no centro e mais próximos das costas;


3 - Para evitar mais peso, leve a lancheira fora da mochila;


4 - Troque o caderno pesado de várias matérias por um para cada matéria e os leve somente no dia da aula;


5 - O ideal é que a mochila não ultrapasse 10% do valor do peso da criança, ou seja, se ela pesa 30 quilos não pode transportar mais de 3 quilos de material;


6 - As bolsas laterais não são indicadas, pois forçam apenas um lado e desequilibram a musculatura, recomenda-se as mochilas de duas alças;


7 - Distribua os materias de maneira que não fiquem soltos dentro da mochila, evitando assim movimentos de desequilíbrio;


8 - Verifique se todos os materiais carregados pelo estudante são necessários em sua atividade escolar;


9 - O fundo da mochila não deve ultrapassar 10 centímetros abaixo da cintura da criança;


10 - Ajuste as alças da mochila de maneira que elas fiquem do mesmo tamanho e justas, se adaptando as costas da criança. Uma mochila solta nas costas pode, por exemplo, fazer a criança curvar seus ombros para facilitar o equilíbrio da mochila sem apoio;


11 - A largura da mochila não pode ultrapassar o tamanho das costas da criança;


12 - As alças e a parte posterior da mochila que está em contato com a coluna vertebral devem ser alcochoadas;


13 - Dê preferência as mochilas com cinto abdominal que fornecem mais firmeza;


14 - Verifique na escola da criança se há armários onde possam ser guardados os materias escolares, para que não seja necessário levá-los e trazê-los todos os dias;


15 - As mochilas de rodinha são uma ótima opção, mas é preciso que a altura do puxador seja adaptada a altura da criança, para que sua coluna não fique curvada. E dê preferência as rodas grandes, que deslizam melhor e são mais fáceis de puxar.


16 - Se a criança inclina- se para frente ao caminhar isso indica que a mochila está pesada;


17 - Se o seu filho reclama constantemente de dores de cabeça, nos ombros e na coluna, procure imediatamente um especialista.









Fontes: FERNANDES, Susi Mary de Souza. Efeitos da Orientação Postural na Utilização de Mochilas Escolares em Estudantes do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, 2007.

http://vidaequilibrio.com.br/mochila-adequada-evita-possiveis-traumas-a-saude-da-crianca

http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1788&psecao=7











  


5 comentários:

  1. este site é muito bom tenho sertesa que com isso irei tirar um 10 na escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, e fico feliz por ter gostado. Não sei se o Blog fará você tirar um 10 na escola, mas espero que ele seja útil de alguma maneira no seu dia-a-dia.
      Volte sempre!
      Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Dr. Hugo! Que bom que gostou, continue sempre visitando.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. muito boa essa matéria. Foi de grande utiladade para meu irmaozinho.
    Parabens

    ResponderExcluir