Lindo este sapato mostrado na foto, vocês não concordam?E não podemos negar, que por ser tão bonito, ele iria proporcionar a uma mulher além de beleza,muita elegância e sofisticação.Porém, este tipo de sapato apesar de parecer tão inofensivo,oferece muitos perigos quando usado freqüentemente.Alguns deles são os danos à coluna,problemas no joelho,o favorecimento de torção do tornozelo,ruptura de ligamentos,varizes e até o encurtamento dos músculos da panturrilha.Além disso,outros problemas podem vir a surgir com o tempo,como problemas no quadril,desequilíbrio e mudanças na marcha.
O objetivo desta postagem, não é condenar ou defender o uso do salto alto,afinal ele é considerado um acessório importante do vestuário feminino, e que hoje se tornou um fator de estética.As mulheres se sentem mais bonitas e admiradas quando estão sobre um salto alto e muitas delas precisam usá-los por exigências profissionais.O que busco através desta postagem, é orientar a respeito do uso EXCESSIVO destes sapatos,porque ao contrário do que muitas mulheres pensam,as vezes é preciso descer do salto sim!
Os saltos finos são os maiores inimigos da saúde e do conforto da mulher.Quando ela usa este tipo de salto tende a andar com os joelhos flexionados,ocasionando diversos problemas a eles, além de ficar sempre tentando se equilibrar.O salto alto,de uma maneira geral,coloca quase todo o peso do corpo no antepé,que é a parte da frente dos pés e dos dedos,e é claro que quanto mais alto for o salto, maior será este peso na região.Quando estamos descalços por exemplo,o peso do nosso corpo é distribuído de forma harmônica,e isso é o correto,pois sendo assim nenhuma região é sobrecarregada.Além disso,o uso do salto faz com que ocorra ausência de mobilidade na parte de trás da perna, e com o calcanhar lá nas alturas o tendão de Aquiles fica encurtado, o que pode levar a uma tendinite.
Por diversos motivos,não poderíamos optar por andar descalços,mas podemos escolher usar sapatos que nos proporcionem mais conforto e menos danos a saúde.O que as mulheres podem fazer para o bem de sua saúde é dar preferência a sapatos menos altos e que tenham saltos mais largos,para que o peso corporal seja distribuído de uma forma melhor e haja uma estabilidade do tornozelo.O reforço lateral também é importante,por isso os sapatos são mais indicados que as sandálias,pois proporcionam este reforço necessário,além de dar mais segurança ao calcanhar.Outra dica importante é em relação a parte da frente do sapato,os bicos quadrados são os mais recomendados para que seja evitado deformidades nos dedos,muitas vezes causados pelos bicos finos.
Mas,para você que não pode abrir mão do salto alto por razões profissionais,ou não quer deixar de lado essa peça tão elegante,veja essas dicas que vão lhe ajudar a escolher o tipo de salto correto e a não tropeçar na saúde.
Agulha
Vilão dos vilões, o sapato com este salto e bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Causa desequilíbrio porque reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.
Vilão dos vilões, o sapato com este salto e bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Causa desequilíbrio porque reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.
Fino
O modelo com salto fino "achatado" oferece mais equilíbrio que o tipo agulha, mas não deixa a mulher livre de torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.
Plataforma
Este salto oferece uma melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.
Centro
O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Esse modelo deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.
Quadrado
O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.
3 cm
O sapato baixo, com salto de até três centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante.
Anabela
O sapato com este tipo de salto pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.
Fique de olho nas dicas, e seja uma mulher elegante,bonita,atraente e ao mesmo tempo saudável.Permita-se ser admirada também pelos cuidados que você tem com sua saúde!!!
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/descer-do-salto-alto-pode-ser-bom-para-sua-coluna-6-1-5-141.html