sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cuidado com a “laptite”







Postura errada na hora de usar laptop e tablet pode causar diversos danos 

  

    Os laptops e tablets invadiram as casas, escolas e ambientes de trabalho. Mas à medida em que seu uso vem sendo popularizado, cresce também a preocupação dos médicos com a sua utilização. A postura errada na hora de usar os computadores de mão pode trazer diversos problemas sérios. O transtorno ganhou até um nome: a “laptite”. Da família da tendinite e da bursite, a laptite é caracterizada por inflamação nas articulações e desconforto muscular. Para o ortopedista cooperado da Unimed Resende, Braz Schettino, a altura da tela, a posição do teclado e o tipo de mouse desses equipamentos contribuem para o problema. 

   “A tela do notebook colocado sobre a mesa raramente estará posicionada em uma altura adequada em relação à cabeça e à posição dos olhos do usuário. Este fenômeno ainda se agrava quando o computador é usado no colo ou em cima da cama”, constatou o médico. “Outra questão importante é a posição do teclado no notebook que dificulta o apoio correto dos antebraços e punhos no ato da digitação”, comentou ele, lembrando que o mouse tipo touchpad apresenta uma péssima configuração ergonômica. 

   O resultado disso é a sensação de desconforto que pode surgir na região cervical, ombros, cotovelos, punhos e mãos. “Esse desconforto pode evoluir para uma condição clínica patológica, muitas vezes demandando um tratamento longo e multidisciplinar com ortopedista, neurocirurgião, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, por exemplo”, completou.
   Como forma de prevenir as “laptites”, o ortopedista recomenda realizar pequenas pausas em intervalos de 45 minutos para alongar as articulações e caminhar. Se o notebook for substituir o computador residencial, é recomendável acoplar um monitor tradicional, usar suporte apropriado que eleve a altura da tela e utilizar teclados e mouses ergonômicos (podem ser conectados via entrada USB ou wireless) que permitam maior conforto no uso prolongado. 

 

Fonte: http: //www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=58759&cd_secao=58751&cd_materia=321283